FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO OU SECO?
Afinal, qual tipo de fermento biológico usar? O fermento biológico fresco ou seco? Para a minha primeira tentativa na vida de fazer um pão sozinha, liguei pra minha avó e pedi que ela me dissesse quais eram os ingredientes e me explicasse como eu deveria fazer tudo. Enquanto eu ia anotando ela ia me dando mais algumas instruções.
Fui para o mercado fazer as compras e então percebi que não tinha anotado qual tipo de fermento (fresco ou seco) que a receita pedia. Meu celular estava no carro, por isso optei levar os dois e tirar essa duvida depois.
Acabou que era o fresco, mas o seco também serviria.
FERMENTO FRESCO X BIOLÓGICO
DEIXE-ME EXPLICAR MELHOR: os dois tipos do fermento possuem o mesmo principio ativo, porém em diferentes concentrações. Enquanto 95% da composição do seco é fermento, no fresco temos 70% de água e apenas 30% de fermento.
Dessa forma, para substituir um pelo outro numa mesma receita e atingir o mesmo resultado, será necessário um porcionamento de diferentes quantidades.
EXEMPLOS:
Ou seja, 1/3 da medida do fermento fresco deve ser colocada de fermento seco. E para substituir a quantidade de fermento seco pelo fresco, basta triplicar a medida.
Como pode ver, o fermento seco é três vezes mais potente que o fermento fresco, por isso, nas substituições sua quantidade sempre será menor que a do fermento fresco.
Apesar de ser tão competente quanto o fermento biológico seco, em algumas circunstancias a utilização do fermento biológico fresco é pouco conveniente, tanto em quantidade, como praticidade, armazenamento e perecibilidade (vencimento).
Faça o teste e venha compartilhar comigo o seu resultado! Me conta qual dos dois tipos de fermento você prefere ou ainda, se utiliza somente o fermento químico. Estou aguardando sua opinião!
ARTIGOS RELACIONADOS
No related posts.